Bairros

Veja o que você deve considerar para comprar um imóvel no Rio e Janeiro

novembro 12, 2018
comprar um imóvel
Tempo de leitura 5 min

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do mundo, atraindo mais de dois milhões de turistas estrangeiros por ano, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Não há dúvidas de que o Rio é o destino ideal para as férias, mas será que vale a pena comprar um imóvel e viver nessa cidade?

Para responder a esse questionamento é necessário analisar uma série de fatores relacionados à economia, transporte, geração de emprego, segurança etc. Então, para entender mais sobre isso, basta ler este artigo até o final. Nós verificamos as dúvidas mais comuns entre aqueles que querem morar na capital fluminense e condensou os resultados neste post. Boa leitura!

A importância da localização

Por mais famosa que seja a cidade, ela não é turística por inteira. Existem bairros mais afastados, considerados mais calmos ou familiares. É possível notar essa característica em cidades como Buenos Aires, Nova York, Londres, Barcelona, São Paulo e, claro, no Rio de Janeiro.

Por isso, o primeiro ponto que deve ser considerado é o impacto da localização na rotina do morador. Por exemplo: se você quer viver em um bairro mais tranquilo e familiar, o bairro do Leblon é o mais indicado.

Apesar de ser um dos pontos mais famosos da cidade, pois foi cenário de muitas novelas, o Leblon preserva um aspecto tranquilo e requintado. É possível constatar isso caminhando pelo calçadão. Contudo, lembre-se de ficar atento enquanto caminha, afinal de contas, muitas celebridades vivem nesse bairro e encontrá-las no dia a dia é algo comum.

Ainda assim, o Leblon é considerado um bairro sossegado. A natureza que o cerca contribui para essa sensação de paz. Soma-se a isso o fato de que esse ponto da cidade atrai menos turistas do que outros bairros, como Copacabana, por exemplo.

Ipanema

Já aqueles que desejam viver próximos a uma das praias mais famosas do mundo, escolhem comprar um imóvel em Ipanema. Além da praia, o bairro concentra algumas lojas de grife e uma variedade de restaurantes badalados.

Outro ponto interessante é a abundância de bares, aliás, alguns dos estabelecimentos mais famosos do Rio estão em Ipanema. O bairro ainda é abastecido por inúmeras linhas de ônibus, uma estação de metrô e diversos pontos de táxi.

Botafogo

Menos conhecido pelos turistas, mas uma excelente opção para quem quer comprar um imóvel, o bairro do Botafogo é bem abastecido por estabelecimentos comerciais, hospitais e está muito bem-localizado.

É possível ir até o Aeroporto Santos Dumont de carro em apenas 15 minutos. Esse bairro também conta com uma estação de metrô, ideal para quem quer deixar o automóvel na garagem na hora de se locomover.

Esse bairro ainda apresenta diversas opções culturais, como o Museu do Índio, o Museu Vila Lobos e o Palácio da Cidade.

Comprar um imóvel no Rio é ideal para quem vai empreender

Quem empreende sabe que um dos desafios de ser empresário no Brasil é lidar com a falta de infraestrutura do país. Contudo, o estado do Rio do Janeiro tem uma estrutura desenvolvida, principalmente quando comparada a outras regiões.

Em primeiro lugar, é importante frisar que a cidade está próxima a São Paulo, coração econômico do país. Com dois grandes aeroportos — Tom Jobim e Santos Dumont — é possível viajar a negócios para qualquer lugar do Brasil — além das principais cidades do mundo — partindo do Rio e sem precisar fazer escalas.

Diante dos desafios relacionados à comunicação, é importante enfatizar que o Rio se destaca. A cidade tem uma rede de telefonia abrangente. Para se ter uma ideia, existe uma média de quase 50 telefones públicos para cada 100 mil cariocas. A média nacional é de 21 orelhões para cada 100 mil habitantes. Não por acaso, empresas de Telecom, como a OI e a Tim, estão sediadas no Rio.

Portanto, se você está pensando em se mudar para empreender, é importante considerar a cidade do Rio de Janeiro. O carioca tem poder aquisitivo suficiente para se tornar consumidor dos mais diversos segmentos de negócio e a cidade consegue atender às necessidades de qualquer empresário. Essa é mais uma razão para comprar um imóvel no Rio de Janeiro.

Comprar um imóvel equivale a investir

Esse é outro detalhe que deve ser considerado na hora de comprar um imóvel: seu retorno enquanto investimento financeiro. Nesse aspecto, é importante esclarecer que investir em imóveis continua sendo uma boa oportunidade de negócio.

Como já mencionado, a cidade do Rio se destaca enquanto ponto turístico e também como metrópole. Portanto, há sempre demanda por imóveis na região. Isso faz com que o investimento ganhe liquidez e valorização.

No Rio, ainda existe uma procura por imóveis de luxo que não se repete em outras capitais. Portanto, se você está pensando em comprar um imóvel com o objetivo de investir, inclua os cariocas em sua lista de compras, pois a cidade anda demostrando capacidade de atrair moradores.

Morar perto da natureza deve ser considerado

Quando comparamos o Rio de Janeiro com a capital paulista, é inegável que a presença de tantas áreas verdes faz com que a fluminense se evidencie. Não estamos falando apenas das praias, mas de matas, bosques e parques.

A maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, está no Rio de Janeiro. Além dela, a cidade conta com mais de 20 parques. Ainda existem as praças e bosques.

É importante lembrar de pensar sobre esses espaços na hora de escolher viver em uma cidade. No dia a dia, as áreas verdes influenciam no humor das pessoas, incentivam a prática de exercícios e estimulam o convívio social.

Como vimos neste artigo, a capital fluminense é muito mais do que um cartão-postal. O Rio é uma cidade vibrante que estimula o empreendedorismo e é cercada por cultura e opções de lazer que fazem com que quem a visita deseje comprar um imóvel para se viver no município.

Se você ficou curioso sobre as opções imobiliárias que a cidade oferece, entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos alegres em poder tirar as suas dúvidas e oferecer boas opções para você comprar um imóvel no Rio.

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Quais as cidades mais seguras no Brasil? dezembro 11, 2018 at 10:02 am

    […] mora do Rio de Janeiro e não quer abrir mão da área carioca? Acesse o nosso post e descubra como encontrar o melhor apartamento para morar aqui […]

  • Responder Comprar apartamento: quais são os primeiros passos? dezembro 14, 2018 at 9:25 am

    […] primeira decisão que você pode tomar é qual é o tipo de imóvel ideal. Em um rápido comparativo, lembramos que as casas são vantajosas por espaços, liberdade para […]

  • Deixe um comentário