Dicas

Quais as cidades mais seguras no Brasil?

dezembro 11, 2018
Jaraguá do Sul. Foto: Guia do Turismo Brasil
Tempo de leitura 2 min

Um dos fatores determinantes na escolha de uma nova residência é o grau de violência da região. Por isso, elencamos as cidades mais seguras do Brasil e suas características.

Os noticiários frequentemente mostram diversas chamadas e reportagens sobre o alto grau de violência em diversas áreas do país – das cidades menores às maiores. Mas, uma boa novidade para tranquilizar quem está de busca de um local tranquilo para morar, é que existem cidades bem avaliadas em relação a segurança. E, vamos te contar quais são.

A avaliação da qualidade das cidades é feita, principalmente, pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município. Mas, o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também cria uma outra métrica que ajuda, o Índice de Violência.

Felizmente, conseguimos, por meio dos materiais disponibilizados elencar as 3 cidades mais seguras do Brasil, baseado no baixo grau que apresentaram no índice. Confira:

Brusque (SC):

A cidade é uma das melhores para se viver em Santa Catarina e é conhecida por ser uma região tranquila e próxima ao litoral. Um de seus grandes destaques – inclusive que atrai inúmeros turistas – é o seu polo têxtil, que movimenta o comércio da região.
Em relação a moradia, comparado com outras cidades catarinenses, Brusque apresenta um dos mais baratos m² em seus bairros que se dividem em focos como comercial ou de negócios e entretenimento, principalmente.

Atibaia (SP):

Classificada como uma estância hidromineral, a cidade chama atenção pela conservação de seus aspectos naturais, mas também por ser um fácil acesso para os locais mais populares do estado de São Paulo.
Para escolher a melhor localização, o morador pode escolher entre bairros que tem boas escolas, outros mais comerciais e ainda alguns voltados à imóveis residenciais e negócios locais.

Jaraguá do Sul (SC):

Primeira colocada na lista das melhores cidades de Santa Catarina, segundo IFDM, possui um alto nível de desenvolvimento em educação, renda e saúde. O destaque na segurança se deve, principalmente, às ações integradas da polícia que permitem uma menor criminalidade na cidade.
Os bairros são bem diversificados e misturam comércio, residencial e turismo em várias regiões.

Essas são as principais cidades que se destacam por sua segurança. A principal dica caso você não seja da região e nem se interesse por mudar para esses locais é entender, na sua cidade, quais são as regiões mais tranquilas e adequadas para a sua rotina – considere a distância do trabalho, escola das crianças e até mesmo oportunidades de negócios.

Mas, você mora do Rio de Janeiro e não quer abrir mão da área carioca? Acesse o nosso post e descubra como encontrar o melhor apartamento para morar aqui mesmo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário