Blog

O que saber antes de comprar um imóvel? Confira os principais itens!

janeiro 2, 2019
Tempo de leitura 3 min

Antes de fazer qualquer investimento, é importante avaliar todos os detalhes, afinal de contas, estar bem informado é fundamental para fechar um bom negócio. Quando o assunto é investir no mercado imobiliário, muitas pessoas ainda não sabem responder à pergunta: o que saber antes de comprar um imóvel?

Se você se encontra nesse grupo, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos quais detalhes devem ser estudados antes de investir o seu dinheiro. Leia até o final e entenda!

Custos extras

Para conseguir transferir a propriedade de um imóvel, não basta pagar ao proprietário a quantia exigida por ele. Providenciar a documentação necessária e pagar tributos relacionados à compra são passos fundamentais.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode chegar a 3% do valor de venda do imóvel. Isso significa que se o investidor estiver comprando um imóvel de R$ 1 milhão, ele desembolsará R$ 30 mil apenas para quitar o ITBI.

Além desse tributo, existem gastos com a emissão de certidões e com o registro imobiliário. Portanto, não deixe de calcular esses valores no momento da compra.

Localização

Nem sempre os compradores dão a devida a atenção a essa característica, mas a localização de um imóvel deve atender às demandas mais importantes do morador.

Por isso, atente-se à rotina da sua família e aos hábitos de consumo de todos. Dessa forma, você definirá os bairros que devem ser considerados, tornando a tarefa de escolha mais simples.

Ademais, não se esqueça de avaliar a qualidade do trânsito da região e as opções de lazer oferecidas. Se você estiver pensando em investir no mercado imobiliário carioca, vale a pena visitar imóveis localizados no Leblon e em Ipanema, pois são bairros com excelente infraestrutura.

Documentação

Antes de fechar negócio, o comprador deve analisar cuidadosamente os documentos da propriedade e as certidões negativas do vendedor. Desse modo, ele trará segurança à compra. O imóvel negociado pode ter dívidas com o município ou ser objeto de disputa judicial.

O consumidor deve evitar comprar imóveis sem a assessoria de uma imobiliária, uma vez que a orientação de profissionais com experiência no mercado imobiliário é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro.

Expectativas

Toda compra, por menor que seja, carrega consigo algumas expectativas. O arrependimento com um negócio ocorre justamente quando o cliente se dá conta de que o investimento não trouxe o retorno desejado.

O problema é que nem sempre o investidor entende suas motivações. Portanto, tire um tempo para escrever tudo aquilo que você espera de um imóvel. Por exemplo: “meu próximo imóvel deve ser próximo à Praia de Ipanema, pois quero ter uma vista privilegiada da cidade (ao contrário da que tenho hoje)” ou “meu novo imóvel deve ser perto do meu trabalho porque quero deixar de ficar tanto tempo preso no trânsito”.

Algumas motivações de compras são emocionais. A melhor forma de identificá-las é refletindo sobre o assunto.

O que saber antes de comprar um imóvel? Agora você sabe que a resposta é mais complexa do que simplesmente observar a infraestrutura do bem. Você deve entender a compra, analisar a documentação do imóvel e buscar uma localização que atenda às suas expectativas.

Quer saber ainda mais sobre o mercado imobiliário? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook e tenha acesso a todas as nossas novidades em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário