Blog

Imobiliárias no Rio de Janeiro: qual é a melhor para comprar imóvel de luxo?

janeiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

A capital fluminense apresenta muitas oportunidades para quem deseja investir no mercado imobiliário de luxo. Contudo, o comprador precisa ficar atento na hora de pesquisar imobiliárias no Rio de Janeiro.

A função da imobiliária é oferecer um catálogo de imóveis amplos, com toda a documentação em dia. Por outro lado, como em qualquer segmento, nem toda empresa oferece um bom serviço. No estado de São Paulo, por exemplo, as reclamações contra imobiliárias cresceram quase 20%, de acordo com o Procon. Por isso, é indispensável saber como avaliar as opções para investir com segurança.

Quer aprender a escolher a empresa ideal entre as muitas opções de imobiliárias no Rio de Janeiro? Então, leia este artigo até o final.

Escolha empresas que estejam em situação regular

O mercado imobiliário tem papel de destaque na economia. Além de gerar milhares de empregos, a compra de imóveis representa um grande investimento financeiro.

Por essa razão, existe um órgão oficial responsável por chancelar as empresas ou profissionais que desejam trabalhar com a compra e venda desse tipo de propriedade: o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

O consumidor deve fazer uma pesquisa no site do Creci do Rio de Janeiro e descobrir qual é a situação cadastral do corretor ou imobiliária com quem deseja fazer negócio. Em hipótese alguma se deve comprar imóveis de uma empresa que não esteja em situação regular.

Verifique a experiência da imobiliária

Imóvel caro e imóvel de luxo não são a mesma coisa. Um apartamento pode custar milhões de reais devido a uma localização privilegiada, mas isso não quer dizer que ele seja uma propriedade de luxo.

Por isso, se você deseja investir no segmento de imóveis de alto padrão, procure empresas que já atuem nesse setor há algum tempo. Esses profissionais precisam conhecer tendências da arquitetura e decoração, além de entender as necessidades de consumo do público.

É interessante quando essas empresas também baseiam as suas sugestões em estudos que mostram as características do investimento e expectativas de retorno que ele trará ao comprador.

Opte por empresas que têm imóveis exclusivos

Quando uma imobiliária consegue oferecer opções exclusivas ao seu cliente, isso significa que a empresa tem experiência no mercado, boas relações com arquitetos, designers de interiores e construtoras.

Esse tipo de característica é muito positiva, uma vez que a exclusividade dá à propriedade adquirida destaque junto ao mercado, aumentando as chances de lucro com aluguel ou venda. Ademais, o comprador terá a certeza de que o bem adquirido tem características exclusivas, o que torna a compra mais relevante.

Selecione empresas com corretores qualificados

Você sabe qual é a diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário? O consultor é um profissional com um olhar mais amplo sobre o mercado, ele não quer apenas vender um apartamento, mas oferecer ao comprador um bom investimento.

Na hora de pesquisar as imobiliárias no Rio de Janeiro, escolha uma empresa que ofereça consultores imobiliários, uma vez que, para garantir que a compra de um apartamento de luxo seja bem-sucedida, é preciso que o profissional saiba enxergar esse investimento como uma decisão financeira importante — e não apenas como a aquisição de um produto.

Pesquise a reputação da empresa

Uma pesquisa simples em sites de buscas e redes sociais pode revelar se os consumidores ficaram satisfeitos com o negócio que fecharam com a imobiliária. Você ainda pode ter acesso às possíveis reportagens que saíram sobre a companhia.

Além desse cuidado, converse com pessoas próximas que também investiram no mercado imobiliário de alto padrão, pergunte se elas recomendam a imobiliária e se toda a negociação ocorreu sem problemas.

Não se esqueça de que alguns obstáculos podem ocorrer, independentemente da qualidade do serviço prestado pela imobiliária. É importante avaliar como a empresa lidou com esses desafios e se ofereceu suporte adequado ao cliente, mantendo canais de comunicação disponíveis e informando sobre a resolução dos problemas.

Visite a sede da empresa

Após pesquisar a reputação da marca, é importante conhecer a imobiliária pessoalmente. Faça essa visita sem o objetivo de fechar negócio, apenas para conhecer a empresa, como se estivesse selecionando um parceiro de negócios.

O contato pessoal será importante para que você entenda a atuação da imobiliária, qual é a opinião da empresa sobre o mercado imobiliário de luxo e as sugestões que esses profissionais dão para quem deseja investir no segmento.

Essa visita será melhor aproveitada se o cliente levar algumas perguntas para a empresa, como dúvidas relacionadas ao custo do investimento, expectativas que tem em relação à compra etc. Dessa maneira, você poderá concluir se a imobiliária visitada é mesmo a empresa certa para ajudá-lo na sua compra.

Verifique se a empresa oferece modernidade

De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), divulgados pela revista Exame, o mercado de médio e alto padrão foi responsável por 39,2% dos imóveis vendidos no país, em 2017.

O grande volume de interessados em investir fez com que muitas construtoras priorizassem esse tipo de projeto. Contudo, uma das características desse produto é a modernidade — seja ela arquitetônica, de decoração ou tecnológica.

Isso significa que o comprador deve avaliar se os imóveis oferecidos pela imobiliária têm essas características ou se já são opções ultrapassadas. Esse tipo de questionamento não costuma ser problema para empresas com experiência nesse segmento, uma vez que elas entendem que estão trabalhando com um público exigente.

Talvez existam muitas imobiliárias no Rio de Janeiro, mas isso não quer dizer que sejam todas iguais. Cada empresa atende a uma fatia do mercado, por isso, é importante entender qual é a certa para ajudá-lo no seu investimento.

Escolher uma imobiliária inadequada trará frustração ao cliente, ainda que a empresa ofereça um bom atendimento, pois, nesse caso, a companhia não tem como atender às expectativas do investidor.

A boa notícia é que, quando se trata do mercado imobiliário de alto padrão, a INVEXO se destaca entre as imobiliárias cariocas. A empresa sempre atuou de forma moderna, investindo na comunicação digital para levar aos clientes informações atualizadas e opções ricas de imóveis.

Também oferecemos produtos com excelente custo-benefício e ótima localização. Por isso, se quer investir em imóveis no Rio de Janeiro, entre em contato conosco. Os nossos consultores vão ajudar você a fazer o melhor negócio!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário