Blog

6 provas de que morar no Rio de Janeiro vale muito a pena!

dezembro 26, 2018
Tempo de leitura 5 min

A quantidade de notícias ligadas à violência urbana pode fazer com que as pessoas não sintam vontade de morar no Rio de Janeiro, contudo, é importante entender que esse grande volume de informações também ocorre porque grandes empresas de comunicação estão localizadas nessa cidade.

Um estudo publicado em 2017 pelo Observatório da Imprensa mostrou que 70 milhões de pessoas vivem em um “deserto de notícias”. Isso significa que não existe produção local de jornalismo.

Essas pessoas acabam sendo impactadas pelas notícias dos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. Isso pode dar a entender que a violência é um fato exclusivo das grandes metrópoles.

Feito esse esclarecimento, é justo mostrar um contraponto, explorando vantagens de morar na Cidade Maravilhosa. Leia este artigo até o final e entenda as razões que fazem milhares de pessoas se mudarem para a capital fluminense.

1. Morar em uma cidade turística

Quase 2 milhões de turistas estrangeiros visitam o Rio de Janeiro todos os anos. O número representa 33% do volume total de visitantes, de acordo com dados divulgados pela Embratur.

Ao escolher morar no Rio de Janeiro, o morador poderá passear sempre que quiser por alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo, como a Praia de Ipanema ou o Pão de Açúcar.

O Rio ainda é anfitrião de grandes festas, como o Carnaval e o Réveillon em Copacabana.

2. Viver cercado pela natureza

Poucas capitais brasileiras são tão verdes quanto o Rio de Janeiro. Fica nessa cidade uma das maiores florestas urbanas do mundo: a Floresta da Tijuca. Com mais de 4 mil hectares, essa reserva é referência mundial quando o assunto é preservação ambiental.

O município conta com um total de 22 parques espalhados por várias regiões. Além disso, é possível apreciar as paisagens pelas ilhas localizadas no litoral do Rio ou passear pelas praias.

3. Morar em local com diversidade cultural

O Rio de Janeiro foi o berço da Bossa Nova e do Samba. A cidade foi cenário de filmes e novelas que encantaram o mundo, além de ser o lar de grandes escritores como Lima Barreto, Machado de Assis e Vinícius de Moraes. Parte significativa da cultura brasileira foi feita por grandes nomes cariocas.

Isso fez do Rio uma cidade que explora de diversas maneiras as formas de se expressar culturalmente. A cidade oferece uma gama de opções culturais como museus, teatros, exposições de artes plásticas e shows. Aliás, grandes festivais de músicas ocorrem na cidade.

Ela tem dezenas de museus distribuídos por todas as regiões. Nesses locais, é possível conhecer um pouco da história do Brasil e da própria cidade. Todavia, parte da história do país pode ser visitada andando por ruas do centro histórico da capital.

Morar no Rio de Janeiro é a escolha perfeita para quem quer viver em uma cidade estimulante, em que é possível conhecer o passado e pensar no futuro.

4. Ter um estilo de vida mais descontraído

O carioca é conhecido por levar a vida de forma mais tranquila e bem-humorada. Esse estilo pode ser percebido na forma com que as pessoas da cidade se vestem, geralmente preocupando-se com o conforto.

Além disso, é comum que os moradores da cidade que vivem em bairros como Leblon, Botafogo ou Ipanema arranjem um tempo na agenda para ir à praia, jogar futevôlei com os amigos ou apenas conversar aproveitando a vista.

Se você já teve a oportunidade de conhecer algumas capitais brasileiras, deve ter percebido que cada povo tem as suas características, em geral influenciadas pelo clima e história da cidade.

O fato de ser uma cidade praiana faz com que o Rio seja leve, ainda que a rotina atarefada das pessoas possa dizer o contrário.

5. Encontrar oportunidades de negócios

Um levantamento feito pela consultoria CWT Meetings & Events revelou que o Rio de Janeiro foi a quarta cidade da América Latina a atrair mais pessoas devido ao turismo de negócios. Entre as brasileiras, a capital fluminense só perdeu para São Paulo. Isso ilustra outro fato sobre a cidade: o Rio de Janeiro também é um local de negócios.

De acordo com dados do Instituto Pereira Passos, o Rio de Janeiro tem infraestrutura ideal para atender às demandas de qualquer tipo de mercado. Com rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, a cidade pode distribuir produtos para qualquer região do Brasil, além de ser peça-chave na hora de exportar. Além disso, conta ainda com 30 heliportos.

Os investimentos em Telecom fazem com que o Rio de Janeiro tenha quase 50 pontos de telefonia fixa para cada 100 mil habitantes — a média nacional é de apenas 21,6.

A capital fluminense ainda se destaca no setor energético: são mais de 48 milhões de metros cúbicos de gás canalizado e mais de 2,6 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica.

Investir no mercado imobiliário carioca é outra oportunidade de negócio. Devido a todas as vantagens listadas neste artigo, sempre existem interessados em comprar ou alugar imóveis na cidade. Isso faz com que pessoas invistam no Rio com o objetivo de obter renda por meio de alugueis ou lucro ao vender as propriedades.

6. Contar com boas opções de estudo

São diversas universidades, faculdades e colégios de renome no município. Isso faz com que morar no Rio de Janeiro seja uma opção para quem busca uma cidade com boas estruturas educacionais, independentemente do objetivo do estudante.

Para se ter uma ideia, só a “Cidade Universitária” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa boa parte da Ilha do Fundão. São mais de cinco milhões de metros quadrados de área total. No local, estão localizados importantes centros de pesquisa.

Como vimos, morar no Rio de Janeiro é uma opção para quem quer uma cidade agradável para se viver, cercada de cultura e com boas oportunidades de negócio. O Rio atrai, todos os anos, milhões de turistas, empresários e estudantes que veem na capital o ambiente perfeito para realizarem seus objetivos.

Se você ainda tem alguma dúvida com relação à cidade ou às suas oportunidades imobiliárias, entre em contato conosco. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo, uma vez que somos referência em negócios imobiliários.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário